DESRATIZAÇÃO



Universalmente temidos e abominados, os ratos, as ratazanas e os camundongos vem acompanhando o homem na maioria das áreas habitadas do mundo. A facilidade de adaptação permitiu que estes roedores ocupassem, ao longo de vários séculos, todos os continentes. Uma população de roedores necessita de alimento, água e abrigo. Quanto mais abundantes forem os três fatores, maior será essa população. O despejo irregular de lixo e o descuido do homem na manipulação de alimentos são fatores que também favorecem a dispersão desses animais.

Causam grande prejuízo econômico, além de funcionarem como vetores de vírus, bactérias, protozoários e vermes. A transmissão desses organismos ocorre via contato direto ou indireto do ser humano com as fezes e a urina dessas pragas. Dentre as doenças transmitidas podemos citar a leptospirose, peste bubônica, salmonelose, hantavírus, sarnas, etc. Sua presença em determinado local pode ser reconhecida pela observação de fezes, ninheiras, roeduras, trilhas e rastros. A atividade reprodutora desses roedores é caracterizada por rápida maturação sexual, curto período de gestação e grande número de filhotes por ninhada.

Dentre as espécies mais conhecidas temos:

* Ratazanas, Ratos, Camundongos

Ratazana

É o mais comuns dos roedores urbanos. Tem hábitos noturnos, sedentários e agressivos. Normalmente vivem em colônias nas áreas externas das residências, dentro de tocas (ninheiras) na terra ou em locais protegidos como tubulações ou galerias subterrâneas. São excelentes escavadores, nadadores e mergulhadores. Comem de tudo (onívoros), procurando seu alimento num raio de até 40 metros do ninho.
O Tratamento

O tratamento contra a infestação desses roedores é feito através da aplicação de iscas raticidas e pós de contato. As iscas são de grande atratividade para esses animais devido ao seu cheiro e paladar. Os tipos mais comuns de iscas são as peletizadas, estas colocadas sempre o mais próximo possível dos ninhos, caminhos e trilhas em lugares abrigados, e as parafinadas que são uma opção para locais onde haja umidade ou riscos de chuva. Os pós de contato são polvilhados em ninheiras, locais de passagem e abrigo dos ratos. O pó adere às patas, pêlos e corpo do animal, que o ingere quando executam sua higiene corporal ao se lamber. Esses métodos não despertam suspeita aos ratos, pois sua morte só ocorrerá entre o 3º e o 5º dia após a ingestão.

Empresa de Dedetização, Desratização, Descupinização

Controle de pragas Comercial e Residencia com certificação garantida de 06 meses, conforme artigo 573, decreto 3.910 de 27/08/97. A E...