DESCUPINIZAÇÃO

Os cupins estão presentes no mundo inteiro com maior incidência nos trópicos devido ao clima quente e úmido. Eles possuem a importante função de reciclagem de madeira morta quando estão em seu ambiente natural (florestas). O problema é que eles viram praga quando instalam suas numerosas colônias no meio urbano, pois provocam grandes danos e prejuízos nos locais atacados.


São insetos sociais (assim como formigas e abelhas) que trabalham 24 horas por dia destruindo materiais compostos por celulose como papéis, madeira, cortiça, etc. a estrutura social dessas colônias é formada por reis, rainhas, operários, soldados e reprodutores alados.

Inicialmente constroem pequenos ninhos e à medida que o número de indivíduos cresce e a demanda por alimento aumenta começa-se a observar a construção de túneis para deslocamento em busca de celulose. Normalmente na primavera, período de grande umidade do ar, ocorre o vôo nupcial ao anoitecer. Após esse vôo formam-se novos casais reais que dão origem a novas colônias. São duas as espécies de cupins mais conhecidas entre nós:

Cupim de Madeira Seca

Formam colônias pequenas dentro de peças de madeira e dela se alimentam, independentemente de qualquer contato com o solo. Ao consumir toda a madeira que os abrigam, se não tiver acesso à outra madeira em contato com a primeira estão fadados à morte por falta de alimento na maioria das vezes.

Cupim Subterrâneo

Constroem seus ninhos no solo, em fundações de prédios, lajes ou qualquer outro espaço que exista em uma estrutura. Formam enormes colônias e a principal característica do ataque dessa espécie é o rastro feito de terra, fezes e saliva misturados sobre superfícies de alvenaria, formando grandes túneis.

Certamente a prevenção é o melhor método e o mais econômico para se viver longe dos cupins. A utilização de madeiras tratadas, o solo e as estruturas de uma construção previamente tratadas, a ausência de umidade e de material celulósico no solo são procedimentos que contribuem bastante para a não infestação de novas colônias.
O Combate

O combate ao cupim de madeira seca é feito através de um tratamento químico das peças infestadas por injeção ou pulverização de cupinicida.

Já para combater os cupins subterrâneos, procura-se fazer um tratamento localizado além de estabelecer uma barreira contínua invisível formada pela aplicação de inseticida no solo. Para isso, faz-se furos paralelos à parede distantes 30 cm aproximadamente um do outro e a uma profundidade razoável para a dispersão do veneno a ser injetado.

Empresa de Dedetização, Desratização, Descupinização

Controle de pragas Comercial e Residencia com certificação garantida de 06 meses, conforme artigo 573, decreto 3.910 de 27/08/97. A E...